A CONCESSÃO DE PATENTES NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Fabiola Roxadelli Arnold FAE Centro Universitário
  • Christiane Bischof dos Santos FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Inovação. Patentes. Direito Patentário. Multinacionais. Competitividade

Resumo

Inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo, muitas empresas recorrem a medidas legais para proteger suas inovações, sendo que a principal delas é a patente. No Brasil, a concessão de patentes é algo burocrático e demorado e o número de patentes válidas está muito aquém dos de países considerados referências em inovação. O objetivo deste estudo é compreender os fatores que levam uma empresa a buscar a concessão de patentes no Brasil. A pesquisa é caracterizada como exploratória com foco em análise documental. Os dados foram coletados a partir de entrevistas feitas com dois gestores de empresas multinacionais que trabalham diretamente com a proteção patentária. A partir da técnica de análise de conteúdo, observa-se que a principal motivação para a abertura de um processo de patente no Brasil é pautada na real vantagem competitiva que a inovação pode trazer para a empresa. Muitas melhorias em produtos ou serviços não compensam os custos relativos à manutenção da patente, sendo então não protegidas legalmente.

Biografias Autor

Fabiola Roxadelli Arnold, FAE Centro Universitário

Aluna do 8º período do curso de Administração da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2015-2016).

Christiane Bischof dos Santos, FAE Centro Universitário

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora da FAE Centro Universitário.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Arnold, F. R., & Santos, C. B. dos. (2016). A CONCESSÃO DE PATENTES NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Caderno PAIC, 17(1), 101–115. Obtido de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/206

Edição

Secção

ARTIGOS