A CONCESSÃO DE PATENTES NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Auteurs-es

  • Fabiola Roxadelli Arnold FAE Centro Universitário
  • Christiane Bischof dos Santos FAE Centro Universitário

Mots-clés :

Inovação. Patentes. Direito Patentário. Multinacionais. Competitividade

Résumé

Inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo, muitas empresas recorrem a medidas legais para proteger suas inovações, sendo que a principal delas é a patente. No Brasil, a concessão de patentes é algo burocrático e demorado e o número de patentes válidas está muito aquém dos de países considerados referências em inovação. O objetivo deste estudo é compreender os fatores que levam uma empresa a buscar a concessão de patentes no Brasil. A pesquisa é caracterizada como exploratória com foco em análise documental. Os dados foram coletados a partir de entrevistas feitas com dois gestores de empresas multinacionais que trabalham diretamente com a proteção patentária. A partir da técnica de análise de conteúdo, observa-se que a principal motivação para a abertura de um processo de patente no Brasil é pautada na real vantagem competitiva que a inovação pode trazer para a empresa. Muitas melhorias em produtos ou serviços não compensam os custos relativos à manutenção da patente, sendo então não protegidas legalmente.

Bibliographies de l'auteur-e

Fabiola Roxadelli Arnold, FAE Centro Universitário

Aluna do 8º período do curso de Administração da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2015-2016).

Christiane Bischof dos Santos, FAE Centro Universitário

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora da FAE Centro Universitário.

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Publié-e

2016-12-30

Comment citer

Arnold, F. R., & Santos, C. B. dos. (2016). A CONCESSÃO DE PATENTES NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Caderno PAIC, 17(1), 101–115. Consulté à l’adresse https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/206

Numéro

Rubrique

ARTIGOS