PSICOSSOMÁTICA: O CORPO SIMBÓLICO E A NOÇÃO DE TOTALIDADE PSÍQUICA NA DOENÇA CELÍACA, NA PERSPECTIVA JUNGUIANA.

Autores

  • Ana Carolina dos Passos dos Anjos FAE- Centro Universitário
  • Maria do Desterro de Figueiredo FAE- Centro Universitário

Palavras-chave:

Doença Celíaca, Psicossomática, Psicologia Analítica

Resumo

A doença celíaca é uma doença autoimune caracterizada pela intolerância ao glúten, a qual atinge o intestino delgado, causando, principalmente, problemas digestivos. A maioria dos estudos dessa doença focam em questões biomédicas, desconsiderando os problemas psicológicos e sociais desencadeados a partir de seu diagnóstico. Este estudo tem como objetivo principal a compreensão simbólica da doença celíaca pela perspectiva da psicossomática, bem como a análise dos aspectos sociais e psicológicos envolvidos, por meio de um estudo de caso. Para fins metodológicos, utilizou-se o método de análise qualitativa, com a aplicação da amplificação e prospecção junguiana, através da leitura dos mitos de Core, Deméter e Urano, relacionando-os a vinhetas de falas da voluntária do Laboratório de Pesquisa em Transtornos Alimentares, Obesidade e Saúde Mental (LATOS) em entrevista dentro da clínica-escola PsicoFAE. A partir disso, concluiu-se que a entrevistada deve iniciar seu processo de individuação, o qual a auxiliará na melhoria dos sintomas e relações sociais que permeiam sua vivência após o diagnóstico da doença celíaca.

Biografias Autor

Ana Carolina dos Passos dos Anjos, FAE- Centro Universitário

Aluna do 3° período de Psicologia da FAE Centro Universitário. Voluntária do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2023/2024)

Maria do Desterro de Figueiredo, FAE- Centro Universitário

Orientadora de Pesquisa. Doutora em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná. Professora da FAE Centro Universitário. 

Publicado

2024-10-23

Como Citar

Carolina dos Passos dos Anjos, A., & do Desterro de Figueiredo, M. (2024). PSICOSSOMÁTICA: O CORPO SIMBÓLICO E A NOÇÃO DE TOTALIDADE PSÍQUICA NA DOENÇA CELÍACA, NA PERSPECTIVA JUNGUIANA. Caderno PAIC. Obtido de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/596

Edição

Secção

ARTIGOS