DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS: IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM
Mots-clés :
Psicologia, Neuropsicologia, Educação, Estimulação, Intervenções EducacionaisRésumé
Toda e qualquer criança necessita de estímulos para que suas funções executivas sejam desenvolvidas; isso faz parte do processo de educação infantil. No entanto, é cediço que, ainda que tais funções sejam estimuladas em prol da aprendizagem das crianças, estas não responderão da mesma forma a esses estímulos. Uma vez percebidas eventuais divergências na aquisição cognitiva infantil, é visto, por consequência, as dificuldades de aprendizagem, as quais podem ser trabalhadas, a fim de garantir o desenvolvimento educacional das crianças. Em face disso e com base na quantidade de crianças que têm buscado a clínica escola da FAE Centro Universitário por conta de dificuldades de aprendizagem, este projeto de pesquisa tem como objetivo se aprofundar nas teorias sobre o desenvolvimento infantil e do processo de aprendizagem, investigando as relações entre o desenvolvimento das funções executivas e a aprendizagem de crianças do ensino fundamental, cuidando das formas de se estimular a aprendizagem e apresentando sugestões que podem facilitar o trabalho de professores quando trabalhando com crianças. O método utilizado para o presente projeto foi a revisão narrativa de literatura.