COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE UM PROFISSIONAL PARA ATUAR COM A CULTURA DATA-DRIVEN EM NEGÓCIOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Mots-clés :
Digital Marketing, Big-data, Skills, ProfessionalsRésumé
O estudo teve como principal objetivo descrever as habilidades necessárias a serem desenvolvidas pelo profissional que almeja trabalhar com a cultura Data Driven em diferentes tipos de negócios, suas características e competências por meio de uma revisão sistemática de literatura. Com as possibilidades do avanço no uso da tecnologia em todas as áreas, a necessidade da utilização de dados para o mundo dos negócios cresceu exponencialmente. Independente da área de atuação, o empreendedor necessita da atuação de um profissional com expertise na utilização de dados para o sucesso de seu negócio, sendo esta necessidade mais evidente quando o negócio é da área da saúde. As buscas foram realizadas nas plataformas: Google Acadêmico e Periódico Capes, oito estudos foram incluídos à revisão, sendo selecionados por meio dos descritores: digital marketing, big-data, skills, professionals. Como conclusão foi possível observar que ainda existem muitas lacunas no desenvolvimento dos profissionais da área da saúde para trabalhar com a cultura data driven. Espera-se com este estudo oportunizar uma reflexão sobre sua importância no trabalho e acompanhamento de um negócio, assim como a formação de um profissional inovador.