EDUCAÇÃO PARA A INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0
Mots-clés :
Educação, Indústria 4.0, InovaçãoRésumé
O presente artigo científico explora a relevância da educação para a inovação no contexto da Indústria 4.0, com base no padrão internacional do Sistema de Gestão da Inovação – ABNT NBR ISO 56.002. O estudo destaca que, apesar do avanço tecnológico, as habilidades técnicas e comportamentais têm se estagnado ao longo do tempo. Observa-se que a Aker Solutions está em transição para a Sociedade da Informação e do Conhecimento, evidenciando a necessidade de desenvolver uma cultura de inovação. Além disso, a implementação de uma abordagem estratégica se faz de extrema importância, indo além de discursos vazios e incorporando a inovação em todas as áreas da empresa. A Engenharia desempenha um papel central na geração de conhecimento e inovação, assim, evidencia-se a importância de investir em métodos educacionais para desenvolver competências profissionais. Como próximo passo, propõe-se a melhoria da formação técnica e comportamental, a fim de capacitar profissionais para a Indústria 4.0.