DESAFIOS PARA A ADESÃO DOS USUÁRIOS AO METAVERSO
Mots-clés :
Metaverso, Comportamento do Consumidor, Atitudes do ConsumidorRésumé
O Metaverso tem suscitado notável interesse e especulação na indústria tecnológica e acadêmica devido às experiências imersivas que oferece, fomentando a visão de se tornar a nova internet. Contudo, em 2023, observou-se um decréscimo no interesse pelo Metaverso, acompanhado pela redução de investimentos nesse ambiente virtual e pela diminuição do interesse dos usuários. Nesse contexto, compreender as mudanças nas expectativas e preferências dos consumidores torna-se fundamental, considerando a redução dos investimentos nesse domínio e o declínio do interesse dos usuários residentes em Curitiba (PR). A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva, conclusiva, de corte transversal, conduzida por meio de um formulário online, contendo 163 respondentes. A análise de dados foi feita por meio de análise de Conteúdo e de Discurso (BARDIN, 1977; PÊCHEUX, 1995). Os resultados revelaram que a falta de familiaridade com o conceito do Metaverso e a escassez de informações claras sobre seus benefícios constituíram barreiras significativas para a adesão. Adicionalmente, fatores pessoais, incluindo condições econômicas e interesse nas atividades oferecidas, exerceram influência direta na decisão de adotar ou não essa tecnologia inovadora. Ao fornecer insights valiosos sobre a adesão ao Metaverso, o estudo amplia o conhecimento acadêmico e destaca a importância dos aspectos culturais, sociais, pessoais e psicológicos no processo de adesão. Além disso, suas contribuições se estendem à sociedade, permitindo que empresas e estratégias de Marketing adotem abordagens mais eficazes para promover uma maior aceitação e utilização desse ambiente virtual habitável.