INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA COM CRIANÇAS

Auteurs-es

  • Larissa Jacobs Silva Fae Centro Universitário
  • Gabriela Fernanda Zardo Fae Centro Universitário
  • Lilian Caron FAE Centro Universitário

Mots-clés :

Funções Cognitivas, Leitura, Escrita, Pandemia, Neuropsicologia

Résumé

O presente artigo visa articular sobre a importância da neuropsicologia no processo de intervenção, buscando compreender como as habilidades cognitivas podem ser estimuladas nas crianças que possuem prejuízo nestas áreas. Com a presença da pandemia da COVID-19, percebe-se o atraso no desenvolvimento da escrita e leitura de grande parte das crianças. Sendo assim, este projeto teve como objetivo estimular o processo de leitura e escrita, com um grupo de intervenção neuropsicológica, com a realização de 9 encontros, com crianças do 3° e 4° ano, avaliando as crianças individualmente, antes do início e após a finalização do grupo, e compreende-se que os estímulos auxiliaram em uma melhora na compreensão leitora e na escrita, apresentando uma melhor junção das sílabas, compreensão de textos e menos erros ortográficos.

Bibliographies de l'auteur-e

Larissa Jacobs Silva, Fae Centro Universitário

Aluna do 8º período do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2022-2023).

Gabriela Fernanda Zardo, Fae Centro Universitário

Aluna do 8º período do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário. Voluntária do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2022-2023).

Lilian Caron, FAE Centro Universitário

Orientadora da Pesquisa. Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica pela Universidade Federal do Paraná. Professora da FAE Centro Universitário.

Téléchargements

Publié-e

2023-11-06

Comment citer

Silva, L. J., Zardo, G. F., & Caron, L. (2023). INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA COM CRIANÇAS. Caderno PAIC. Consulté à l’adresse https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/538

Numéro

Rubrique

ARTIGOS