O IMPACTO DA PUBLICIDADE DE REMÉDIOS NA AUTOMEDICAÇÃO
Mots-clés :
Automedicação, Publicidade, Publicidade de AutomedicaçãoRésumé
De acordo com Arrais et al. (1997), 80 milhões de brasileiros seriam adeptos da automedicação. Mas o que seria esse ato? A automedicação de acordo com Paulo e Zanine (1988 apud ARRAIS et al., 1997) é um procedimento que vem de uma pessoa doente (ou de seu responsável) que vai ter como finalidade o uso de um produto; esse produto vai ser utilizado com a crença de que os sintomas da enfermidade vão melhorar. Mas pensando no dizer popular de que “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”, essa prática pode ter consequências na vida do indivíduo. Portanto, investigar quais seriam as influências para a automedicação é algo de suma importância, tendo em vista que há vários fatores que podem influenciar nessa prática, tais como: fatores econômicos, sociais e culturais. Pensando nisso, foi realizado um recorte de estudo para entender qual a relação da publicidade de remédios na automedicação, tendo em vista que a publicidade faz parte da comunicação em massa, é um meio de tornar conhecido um produto. Portanto, o presente estudo decidiu investigar o impacto da publicidade de remédios na automedicação, tendo como objetivo traçar o perfil daqueles que se automedicam, quais os aspectos da publicidade que influenciam na automedicação e consequências da automedicação. Essa investigação ocorreu a partir primeiramente de uma revisão de literatura sobre os temas e logo em seguida foi realizada uma pesquisa survey de estudo descritivo e qualitativo (do qual a população da pesquisa ocorreu de forma não probabilística por conveniência).