IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 SOBRE AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Auteurs-es

  • Murilo Onça Moreno FAE Centro Universitário
  • Giullia Paula Rinaldi FAE Centro Universitário

Mots-clés :

Ensino da Matemática. Pandemia da Covid-19. Estratégias Metodológicas de Ensino

Résumé

As competências e habilidades dos docentes para adaptação aos novos processos de ensino e aprendizagem são características indispensáveis ao profissional bem-sucedido na área da educação. Assim, este estudo analisou a percepção de docentes sobre o impacto a implantação de novas estratégias metodológicas e didáticas para a aprendizagem de conteúdos de matemática durante a pandemia de Covid-19. A abordagem aplicada foi a qualitativa do problema de estudo, sendo caracterizada como descritiva, permeada de uma investigação de pesquisa de campo e análise de dados e resultados. Encontrou-se, no estudo, a percepção dos docentes da facilitação da aprendizagem por meio da consulta a posteriori de conteúdos gravados, do engajamento dos alunos nas aulas remotas, da agregação de dinamismo às aulas e economia de recursos materiais e financeiros. Os docentes também se sentiram frustrados com a baixa participação dos discentes em alguns momentos. Pioneiramente, este estudo propõe novos momentos para o modelo de preparação docente, inserindo a aprendizagem informal e indicando o dinamismo do modelo por meio de desenho do modelo, em círculo. Como limitação do estudo tem-se a impossibilidade de generalização dos resultados. Sugere-se novos estudos para avaliar o modelo de preparação docente em outras áreas do saber e em outras culturas para o seu aprimoramento e avaliação em ensino presencial. Espera-se que  o entendimento tanto do processo de adaptação dos docentes das disciplinas com conteúdo de matemática quanto um modelo de preparação possibilite um ensino de qualidade, promovendo o processo de aprendizagem significativa.

Bibliographies de l'auteur-e

Murilo Onça Moreno, FAE Centro Universitário

Aluno do 3º período do curso de Administração da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2020-2021).

Giullia Paula Rinaldi, FAE Centro Universitário

Orientadora da Pesquisa. Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora da FAE Centro Universitário.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-09

Comment citer

Onça Moreno, M., & Rinaldi, G. P. (2021). IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 SOBRE AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Caderno PAIC, 22(1), 87–116. Consulté à l’adresse https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/478

Numéro

Rubrique

ARTIGOS