PSICOLOGIA EDUCACIONAL E CINEMA: A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO POR INTERMÉDIO DA SÉTIMA ARTE
Palabras clave:
Psicologia, Cinema, Adolescência, Desenvolvimento HumanoResumen
Pela sua relevância cultural e grande apelo popular na juventude, o cinema se apresenta como uma ferramenta de intervenção bastante rica para a psicologia educacional. Nesta perspectiva, foi realizada uma pesquisa interventiva com o objetivo de investigar os potenciais benefícios do cinema no desenvolvimento psicológico do adolescente, considerando aspectos educativos e terapêuticos. Na intervenção, foram realizados 4 encontros com um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública. Foram exibidos e debatidos três filmes com temáticas relevantes para a faixa etária. Os dados foram registrados em diário de campo e analisados de acordo com a análise de conteúdo categorial. Os resultados evidenciaram fatores importantes como: motivação dos adolescentes na jornada cinematográfica, uma vez que demonstraram curiosidade e interesse pelas obras exibidas; experiência grupal significativa, com espaço para concordâncias e divergências; engajamento no debate de forma leve, ainda que algumas temáticas tratadas tenham sido mais sensíveis, com questionamentos e comentários espontâneos; identificação com personagens das obras fílmicas, seja como modelos a serem seguidos ou em função dos seus dramas atuais; percepção de relação entre ficção e realidade, fazendo paralelos entre a narrativa e a própria vida pessoal; insights sobre questões psicológicas individuais e familiares; ampliação da consciência social. Assim, corroborando com estudos anteriores, o projeto revelou que o cinema é capaz de motivar os estudantes e fomentar reflexões subjetivas e sociais significativas. Tal constatação sugere a importância de estimular projetos envolvendo a sétima arte como recurso terapêutico e educativo direcionados aos adolescentes.