DIA DAS MÃES E AS MANIFESTAÇÕES DE ESTEREÓTIPO NA PUBLICIDADE - PADECER OU NÃO NO PARAÍSO?

Autores/as

  • Manuela Neumann Ferreira FAE- Centro Universitário
  • Daniele Slaga Paraízo FAE- Centro Universitário
  • Luciana Berlese FAE- Centro Universitário

Palabras clave:

Publicidade, Femvertising, Dia das Mães, Estereótipos, Maternidade real

Resumen

Este artigo investiga a desconstrução dos estereótipos relacionados à maternidade através das campanhas publicitárias d’O Boticário para o Dia das Mães, no período entre 2022 e 2024, a fim de observar o impacto dos movimentos sociais e a visibilidade das pautas sobre maternidade nas mídias sociais nesse processo, bem como faz uma análise de como as mães são representadas nessas campanhas reverberando as reivindicações do movimento maternidade real (ou possível), destacando a sobrecarga emocional e física imposta por expectativas sociais irreais e como as estratégias narrativas das campanhas publicitárias refletem ou desafiam os ideais de maternidade promovidos pelos grupos identitários. Com o objetivo de contribuir para uma compreensão mais ampla das transformações sociais e culturais em curso, a pesquisa traz uma alternativa de percepção pelo viés da comunicação publicitária para profissionais de marketing, acadêmicos e ativistas interessados na promoção de representações mais inclusivas e realistas das mulheres mães na sociedade.

Biografía del autor/a

Manuela Neumann Ferreira, FAE- Centro Universitário

Aluna do 7º período do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2023-2024) 

Daniele Slaga Paraízo, FAE- Centro Universitário

Aluna do 6º período do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da FAE Centro Universitário. Voluntária do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2023-2024)

Luciana Berlese, FAE- Centro Universitário

Orientadora da Pesquisa. Mestra em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná.. Professora da FAE Centro Universitário.

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

Neumann Ferreira, M., Slaga Paraízo, D., & Berlese, L. (2024). DIA DAS MÃES E AS MANIFESTAÇÕES DE ESTEREÓTIPO NA PUBLICIDADE - PADECER OU NÃO NO PARAÍSO?. Caderno PAIC. Recuperado a partir de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/594

Número

Sección

ARTIGOS