EM BUSCA DAS MELHORES PRÁTICAS NA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE COLETIVOS EMPRESARIAIS

Autores/as

  • Kauane Florencio Rosa FAE
  • Rodrigo Macial Ledra Ribeiro FAE

Palabras clave:

Saúde Pública. Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde

Resumen

Em face à crise pandêmica global, as atenções voltaram-se aos sistemas de saúde nacionais.  No Brasil, além do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema de Desembolso Direto (SDD), existe o Sistema de Saúde Suplementar, que hoje atende mais de 47 (quarenta e sete) milhões de beneficiários, uma vez que mais de 2/3 (dois terços) destes beneficiários possuem planos coletivos empresariais. Com este fundamento, o objetivo geral deste trabalho é compreender quais fatores históricos influenciaram na construção do atual sistema de saúde suplementar, com ênfase em planos de saúde coletivos para que, em pesquisas futuras, analise-se quais são as melhores práticas empresariais para a contratação de tais planos. A pesquisa se dará por meio de levantamento bibliográfico, legislativo e documental acerca de como funcionam os planos de saúde no Brasil com abordagem qualitativa e método dedutivo. O resultado obtido foi a descrição de como funciona o mercado de saúde suplementar, com ênfase aos planos de saúde coletivos empresariais e entendimento de como se configurou esse mercado.

Biografía del autor/a

Kauane Florencio Rosa, FAE

Aluna do 6º período do curso de Negócios Internacionais da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2021-2022).

Rodrigo Macial Ledra Ribeiro, FAE

Orientador da Pesquisa. Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor da FAE Centro Universitário.

Publicado

2022-11-30

Cómo citar

Rosa, K. F., & Ribeiro, R. M. L. (2022). EM BUSCA DAS MELHORES PRÁTICAS NA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE COLETIVOS EMPRESARIAIS. Caderno PAIC, 23(1), 105–120. Recuperado a partir de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/488

Número

Sección

ARTIGOS