EXPRESSÕES COMUNICACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: EXPERIÊNCIA DE LUXO EM MARCAS DE MODA

Autores

  • Melanie Oliveira Telles FAE- Centro Universitário
  • Samira Siqueira Luz FAE- Centro Universitário
  • Sara Quitério Xavier FAE- Centro Universitário
  • Caroline Cavalcanti de Oliveira FAE- Centro Universitário

Palavras-chave:

Experiência, Luxo, Tendências, Moda, Marketing Sensorial

Resumo

A pesquisa investiga expressões comunicacionais do sentido de luxo em marcas de moda, com a análise de critérios associados à experiência. O planejamento de satisfação com marcas vem se combinando às práticas de comunicação e marketing para gerar engajamento, favorecer conexões emocionais e criar memórias positivas na interação com o consumidor, tornando a experiência um argumento onipresente com a promessa de interações sensoriais. Para analisar de que modo marcas de moda de luxo se situam em relação a tais tendências comunicacionais, foram selecionadas lojas físicas das marcas Louis Vuitton, Prada e Dolce & Gabbana em um shopping center para levantar evidências que, em perspectiva discursiva publicitária, apontam para significados da experiência de luxo. Como resultados, enquanto práticas de mercado atuam para vivências sensoriais a partir da convocação de estesias, foi possível entender que a noção de experiência de luxo vem sendo adotada e expressa de modos específicos por marcas que efetivamente pertencem ao segmento.

Biografia do Autor

Melanie Oliveira Telles, FAE- Centro Universitário

 Aluna do 4° período do curso de Publicidade e Propaganda da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2023-2024)

Samira Siqueira Luz, FAE- Centro Universitário

Aluna do 4° período do curso de Publicidade e Propaganda da FAE Centro Universitário. Voluntária do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2023-2024) 

Sara Quitério Xavier, FAE- Centro Universitário

Aluna do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAE Centro Universitário. Voluntária do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2023-2024) 

Caroline Cavalcanti de Oliveira, FAE- Centro Universitário

Orientadora de Pesquisa. Doutora em Comunicação e Linguagens. Professora da FAE Centro Universitário.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Oliveira Telles, M., Siqueira Luz, S., Quitério Xavier, S., & Cavalcanti de Oliveira, C. (2024). EXPRESSÕES COMUNICACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: EXPERIÊNCIA DE LUXO EM MARCAS DE MODA. Caderno PAIC. Recuperado de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/577

Edição

Seção

ARTIGOS