A REPRESENTAÇÃO DA EXAUSTÃO MATERNA DURANTE O HOME OFFICE NA SÉRIE “TRABALHANDO EM CASA”, DO GRUPO PORTA DOS FUNDOS

Autores

  • Ana Paula Severino Fae Centro Universitário
  • Luiz Rogerio Camargo FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Porta dos Fundos, Exaustão Materna, Home Office, Trabalho Remoto, Covid-19

Resumo

Este projeto teve por objetivo investigar de que maneira a exaustão materna, sobretudo durante a pandemia de Covid-19, é retratada na série de vídeos “Trabalhando em Casa”, do grupo de humor Porta dos Fundos. A partir de estudo bibliográfico, sobretudo das teorias de Sigmund Freud e Henri Bergson sobre o riso, bem como da análise de dados com base nos vídeos, foi feito um levantamento das situações mais recorrentes na dinâmica do maternar com o trabalho feito em casa, identificando princípios e procedimentos adotados na produção dos vídeos a fim de gerar o efeito de comicidade.

Biografia do Autor

Ana Paula Severino, Fae Centro Universitário

Aluna do 4o período do curso de Letras - Português e Inglês da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2022-2023).

Luiz Rogerio Camargo, FAE Centro Universitário

Orientador da Pesquisa. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Professor da FAE Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Severino, A. P., & Camargo, L. R. (2023). A REPRESENTAÇÃO DA EXAUSTÃO MATERNA DURANTE O HOME OFFICE NA SÉRIE “TRABALHANDO EM CASA”, DO GRUPO PORTA DOS FUNDOS. Caderno PAIC. Recuperado de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/556

Edição

Seção

ARTIGOS