ESTRATÉGIAS NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DO DISCURSO VISUAL PUBLICITÁRIO: LINGUAGEM FOTOGRÁFICA, ARTE E SINESTESIA

Autores

  • Bruno Balzer Ferraz FAE Centro Universitário
  • Luciana Berlese FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Publicidade. Fotografia. Semiótica. Análise de Imagem. Natura Ekos

Resumo

Com o fomento constante do mercado de perfumes no Brasil, o presente artigo propõe uma leitura sobre a utilização da fotografia na publicidade da Natura Ekos, empresa brasileira do ramo de perfumaria e cosméticos, líder do segmento na América Latina nos últimos anos. O objetivo deste estudo é analisar analisar a linguagem fotográfica utilizada como recurso significante em campanhas publicitárias de perfumes. A metodologia utilizada é a análise semiótica que relaciona aspectos da mensagem plástica, icônica e linguística com o contexto em que a obra está inserida, aliada ao pensamento de Dubois que explora a fotografia sob a ótica da tricotomia de Peirce - ou seja, a fotografia enquanto espelho (ícone), traço (índice) ou transformação (símbolo) do real. As peças publicitárias selecionadas para a análise apresentam a utilização da fotografia sem uma concepção purista, mas em diálogo com outras linguagens visuais como a pintura e a colagem. Como resultado, verificou-se que a função da imagem fotográfica não cabe apenas ao mero registro da realidade e consequente informação visual e/ou sinestésica sobre o produto divulgado, dado que apresenta aspectos filosóficos no que concerne à escolha desta linguagem como meio de produção de sentido. Entende-se que esta pesquisa abre espaço para oportunidade de estudos relacionados ao simbolismo no conceito de marca corroborado por meio das várias camadas significantes da imagem fotográfica.

Biografia do Autor

Bruno Balzer Ferraz, FAE Centro Universitário

Aluno do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2018-2019).

Luciana Berlese, FAE Centro Universitário

Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora da FAE Centro Universitário.

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

Ferraz, B. B., & Berlese, L. (2019). ESTRATÉGIAS NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DO DISCURSO VISUAL PUBLICITÁRIO: LINGUAGEM FOTOGRÁFICA, ARTE E SINESTESIA. Caderno PAIC, 20(1), 351–370. Recuperado de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/383

Edição

Seção

ARTIGOS