HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE E PROMOÇÃO DO LÚDICO: UMA PROPOSTA DE BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

Autores

  • Ana Caroline da Silva FAE Centro Universitário
  • Cinthya Vernizi Adachi de Menezes FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Brinquedoteca Hospitalar. Garantia do Direito. Humanização

Resumo

A brinquedoteca hospitalar é uma ação pedagógica de atendimento ao público infantil em tratamento de saúde. O direito é garantido pela lei federal n.11.104/05. (BRASIL, 2005). O espaço é propício para a interação social, para o desenvolvimento emocional e  afetivo, contribuindo, dessa forma, com o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. O estudo em tela apresenta uma pesquisa de iniciação científica realizada no Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier (CHR), em Curitiba, que tem como objetivo apresentar subsídios efetivos e necessários para a criação de uma brinquedoteca hospitalar. Nesse contexto, a base teórica do estudo considerou os seguintes autores: Cunha (2OO1), Lucietto (2018), Oliveira (2011), Santos (2000), Paula  (2007), Pontes (2017). Para tanto a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de definição exploratória e descritiva e de natureza aplicada. O delineamento previu a pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de entrevista semiestruturada. Os   resultados obtidos possibilitaram analisar a importância da criação de uma brinquedoteca hospitalar com estrutura adequada, garantindo o cumprimento do dispositivo legal e evidenciando a necessidade de abertura do espaço no CHR.

Biografia do Autor

Ana Caroline da Silva, FAE Centro Universitário

Aluna do 5º período de Pedagogia pela FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica - PAIC 2018/2019.

Cinthya Vernizi Adachi de Menezes, FAE Centro Universitário

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da FAE Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

da Silva, A. C., & de Menezes, C. V. A. (2019). HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE E PROMOÇÃO DO LÚDICO: UMA PROPOSTA DE BRINQUEDOTECA HOSPITALAR. Caderno PAIC, 20(1), 423–436. Recuperado de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/359

Edição

Seção

ARTIGOS