O PROCESSO DE RECEPÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS NA REDE: UM OLHAR SOBRE O CENÁRIO POLÍTICO ATUAL NO BRASIL E SUA REPERCUSSÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Vinícius Henrique Amorim FAE Centro Universitário
  • Yara Michelle Luna FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Recepção. Novos Conteúdos. Cibercultura. Facebook

Resumo

O presente artigo busca proporcionar uma reflexão sobre a comunicação e a sociedade, tendo como foco a influência dos meios de comunicação a partir do advento e da popularização das tecnologias digitais. A proposta é analisar como essas tecnologias, por meio de suas mensagens, alteram as dinâmicas sociais dos receptores entre si, uma vez que, nesse cenário digital, a tríade emissor-mensagemreceptor passou a funcionar de forma aleatória, proporcionando a esse novo receptor a “liberdade” de filtrar as próprias mensagens. Para tanto, o presente artigo resgata o desenvolvimento das diferentes teorias da comunicação estruturadas desde o início do séc. XX e os recentes debates sobre a cibercultura com a finalidade de sublinhar alguns traços comportamentais desse “novo” receptor. Consequentemente, a análise se dirigiu também para a observação do “novo” emissor e sua mensagem reconfigurada. O foco da pesquisa está em analisar o processo de recepção dos usuários brasileiros acerca de notícias relacionadas ao conturbado momento político pelo qual o país passa, fazendo toda a observação dentro da considerada maior rede social digital atual, o Facebook.

Biografia do Autor

Vinícius Henrique Amorim, FAE Centro Universitário

Aluno do 3º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2015-2016).

Yara Michelle Luna, FAE Centro Universitário

Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora da FAE Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Amorim, V. H., & Luna, Y. M. (2016). O PROCESSO DE RECEPÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS NA REDE: UM OLHAR SOBRE O CENÁRIO POLÍTICO ATUAL NO BRASIL E SUA REPERCUSSÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS. Caderno PAIC, 17(1), 665–681. Recuperado de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/236

Edição

Seção

ARTIGOS