FAE SÊNIOR – UM PROGRAMA DE INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE

Autores

  • Nicolli Balzan FAE Centro Universitário
  • Denise Terezinha Monteiro Machado FAE Centro Universitário
  • Carlos Roberto Oliveira de Almeida Santos FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Educação. FAE Sênior. Idoso. Projeto

Resumo

Despir-se de pensamentos velados; quebrar valores sedimentados e se reinventar à medida que o tempo passa, isso é envelhecer. Inerência ao tempo, descaso pelo presente e ausência de percepções para o futuro também é envelhecer. No entanto, envelhecer não tem idade. A velhice não torna as pessoas chatas ou doentes, o que as torna assim são suas atitudes. O passar dos anos apenas intensifica qualidades e defeitos. Ficar velho não é um “defeito”, como muitos pensam. Envelhecer é uma condição que se aplica a todos. A grande diferença é de que maneira ela será trabalhada. É por meio de projetos de extensão e de inúmeros outros projetos voltados ao público sexagenário, como o projeto FAE Sênior, que idosos recebem da sociedade, e principalmente do meio acadêmico, uma maior visibilidade, deixando para traz a rotularização “idoso”, imbuída de conceitos prematuros e tornando o termo cada vez mais rico de significados positivos, mostrando, dessa forma, que o envelhecer deve ser visto com novos olhos. O Projeto de Extensão FAE Sênior, um programa de inclusão da terceira idade, propõe um espaço educacional específico para o idoso, partindo da premissa de que o importante é viver mais tempo, com qualidade,saúde física, mental e autonomia, pretendendo valorizar a pessoa idosa cada vez mais. Essa ação de educação não formal, embora recente, já apresenta no Brasil e no mundo embasamento suficiente para respaldar a nossa pesquisa e apresentar resultados significantes, atestando a importância da existência de projetos como o FAE Sênior. Não é apenas um projeto, mas sim, um estilo de vida que infere na estrutura de toda a sociedade atual. Comparar o que temos hoje com as melhorias que devem acontecer no amanhã é necessário para que o futuro que almejamos enquanto futuros idosos seja concretizado. É por meio de ações no presente que designamos ao futuro nossas projeções.

Biografia do Autor

Nicolli Balzan, FAE Centro Universitário

Aluna do 4ª período do curso de Pedagogia da FAE Centro Universitário e Letras Português/Inglês da Pontifícia Universidade Católica. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2015-2016).

Denise Terezinha Monteiro Machado, FAE Centro Universitário

Especialista em Saúde Coletiva e Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenadora do Projeto de Extensão FAE Sênior.

Carlos Roberto Oliveira de Almeida Santos, FAE Centro Universitário

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da FAE Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Balzan, N., Machado, D. T. M., & Santos, C. R. O. de A. (2016). FAE SÊNIOR – UM PROGRAMA DE INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE. Caderno PAIC, 17(1), 649–663. Recuperado de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/235

Edição

Seção

ARTIGOS