ECOFILOSOFIA EMPRESARIAL (ECOFE): ANALISANDO INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE

Autores

  • Amanda Dieli Soares Levorato FAE Centro Universitário
  • Léo Peruzzo FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Responsabilidade Social Corporativa. Avaliação de Índices

Resumo

A sustentabilidade e responsabilidade social corporativa (RSC) entraram nos planos dos negócios, pois são decorrentes das consequências que os avanços produtivos causaram e ainda causam ao ambiente. Com isso, temos evidenciada a necessidade dos estudos que pautam esses aspectos para o entendimento dessas atividades e assim o melhor gerenciamento das organizações por meio desses pontos. O presente artigo tem como finalidade entender como os conceitos de Sustentabilidade e responsabilidade social têm ocorrido ao longo dos anos e como têm sido introduzidos nas atividades empresariais. Para saber como efetivamente acontecem essas práticas, foi aplicado um questionário em empresas de Curitiba-PR e Região Metropolitana, a fim de medir os índices dessas instituições que compõe o cenário econômico brasileiro e que atuam nesse ambiente local. O questionário, denominado ECOFE (Ecofilosofia Empresarial), foi aplicado em 30 empresas, e, das respostas obtidas, foram calculados os percentuais de cada questão e a média de cada variável. Portanto, pode-se estabelecer um perfil, o qual evidenciou uma discordância entre as respostas que ao serem analisadas por porte das empresas, indicaram que as de grande porte possuem estratégias mais estruturadas com a sustentabilidade e RSC. Isso nos permite dizer que essas organizações, com faturamento superior a R$300 mil reais mensais, estão mais preocupadas com essas questões, pois sua influência e reputação têm maior repercussão no ambiente em que atuam. Mesmo não condicionando o questionário para essas instituições, elas foram a maioria a responder a pesquisa, o que já demonstra uma maior preocupação delas com essas questões. Isso posto, é possível concluir que quanto maior o impacto que as empresas têm, maior a preocupação em relação aos seus públicos de relacionamento, o que configura uma postura a qual busca práticas bem vistas por esses agentes influenciadores. Sendo assim, existe uma dificuldade de implementação dessas ações em empresas de menor porte, que devem ser mais estudadas.

Biografia do Autor

Amanda Dieli Soares Levorato, FAE Centro Universitário

Aluna do 6º período do curso de Administração da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2015-2016).

Léo Peruzzo, FAE Centro Universitário

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da FAE Centro Universitário e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Levorato, A. D. S., & Peruzzo, L. (2016). ECOFILOSOFIA EMPRESARIAL (ECOFE): ANALISANDO INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE. Caderno PAIC, 17(1), 579–603. Recuperado de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/232

Edição

Seção

ARTIGOS