ESTUDO DO CICLO DE VIDA PÓS-CONSUMO DE MATERIAIS PLÁSTICOS DESCARTADOS NO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Andréia Neumann Pelegrino FAE Centro Universitário
  • Marcelo Augusto Gonçalves Bardi FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Polímeros. Degradação. Meio Ambiente. Polietileno

Resumo

A lenta degradação dos materiais plásticos depositados no meio ambiente gera acumulação desses materiais ao longo de centenas de anos. A preocupação com o impacto ambiental gerado com isso despertou o interesse e a necessidade do desenvolvimento de polímeros degradáveis. O estudo da degradação de polímeros é uma importante ferramenta para o desenvolvimento e utilização de polímeros com pró-degradantes e biodegradáveis em escala comercial. Utilizando-se das normas internacionais ASTM, este trabalho teve por objetivo estudar o comportamento de materiais poliméricos de diferentes composições, sendo eles: PEBD – Polietileno de baixa densidade comum; PEBD MnSt – Polietileno com adição de pró-degradante Estearato de manganês; Ecobrás – Blenda de polietileno com amido, quando submetidos ao envelhecimento acelerado por radiação UV. Os materiais foram caracterizados por diferentes técnicas e apresentaram diferenças significativas em suas propriedades, o que comprovou sua degradação.

Biografia do Autor

Andréia Neumann Pelegrino, FAE Centro Universitário

Aluna do 4º período do curso de Engenharia Mecânica da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2015-2016).

Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, FAE Centro Universitário

Doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo. Professor da FAE Centro Universitário e da Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Pelegrino, A. N., & Bardi, M. A. G. (2016). ESTUDO DO CICLO DE VIDA PÓS-CONSUMO DE MATERIAIS PLÁSTICOS DESCARTADOS NO MEIO AMBIENTE. Caderno PAIC, 17(1), 179–190. Recuperado de https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/211

Edição

Seção

ARTIGOS